Recentemente, adquiri um MacBook com o macOS 15 Sequoia. Anteriormente, utilizava o macOS 26 Tahoe e, ao fazer o “downgrade”, notei o quanto a versão anterior era mais esteticamente agradável, minimalista e bem acabada, com uma cara de que realmente é um sistema operacional.
O design do SO Tahoe é excessivamente arredondado, dando a impressão de que os designers da Apple estavam com preguiça. Achei o SO feio, desajeitado e meio infantil, como se tivesse sido criado por adolescentes.
Eu sei que precisarei atualizar em algum momento, mas não quero fazer por hora.
Dando uma navegada rápida pelos meus arquivos, encontrei várias anotações dos mais variados temas “perdidas” pelos diretórios do notebook. Fiz uma lista mapeando onde estão todas essas anotações e as organizei por níveis de prioridade para começar a migração de todas elas para o meu cofre no Obsidian.
O crescente desprezo da população pela privacidade online é evidenciado pelo uso contínuo de plataformas como o WhatsApp, mesmo com preocupações sobre a segurança dos dados pessoais.
Uma das situações mais desgastantes ao trabalhar com código de terceiros é lidar com trechos extensos sem qualquer documentação ou comentários explicativos. Nesses casos, em vez de compreender diretamente a intenção do autor, é preciso inferir, por tentativa e erro, qual problema estava sendo resolvido. Ao reutilizá-lo para tratar outros problemas, perde-se tempo excessivo apenas na compreensão do código.
Aproveitando o feriado para colocar a atividade física em dia. Foi em um tempo significativamente menor que da outra vez. Seguimos no treino: 5,02 km 🏃🏽♂️💨
A versatilidade de construir um site estático com o Hugo é impressionante. Em questão de minutos, consegui adicionar um segundo idioma ao meu site. Agora, além do português do Brasil, ele também está disponível em inglês. Ainda preciso traduzir os posts antigos para o novo idioma, mas toda a estrutura e apresentação do site já se encontram disponíveis em inglês: vercosa.org
A propósito, estou aproveitando uns dias de folga para atualizar meu site: vercosa.org
Ele agora inclui:
Todos os meus artigos publicados
Publicações em blogs
Slides/vídeos de minhas palestras públicas
E muito mais!
Em breve, publicarei mais informações sobre algumas das novas adições.
Mesmo após quatro anos utilizando o Obsidian no dia a dia, para as mais diversas atividades, ainda me surpreendo com sua notável versatilidade. Ele é capaz de substituir, literalmente, uma quantidade significativa de aplicações no meu computador.
A implementação de um sistema de comentários no blog foi motivada pela necessidade de interação entre leitores e textos, utilizando uma abordagem de client-side fetching para integrar comentários de redes sociais descentralizadas.
Até as mídias jornalísticas já perceberam: as redes sociais não são mais o que eram e perderam completamente o seu objetivo, conectar pessoas. Veja este trecho no artigo do nucleo.jor.br
Com redes sociais se tornando lugares cada vez mais insalubres, cheios de coisas irrelevantes, IA generativa e, francamente, conteúdo lixoso, fóruns menores no qual as pessoas se tratam como humanos são ambientes cada vez mais necessários para que conversas aconteçam com civilidade.
Eu acrescentaria os blogs pessoais, onde você controla o seu próprio conteúdo e evita conteúdo “lixoso”.
Literalmente, estilização não é o meu forte. Após inúmeras tentativas frustradas de implementar um esquema de cor no site que estou construindo, desisti da ideia e, por hora, usarei o esquema de cores padrão. Não é o ideal para leituras longas, mas é uma paleta de cores uniforme.
Incentivar a criação de blogs pessoais é uma forma de promover interações mais autênticas na internet, aliviando os efeitos dos algoritmos das grandes plataformas digitais.
Observando e testando, com curiosidade, o tema Hextra para colocar no ar o meu projeto pessoal. Gostei bastante da forma como o tema separa as postagens do blog de uma seção chamada Documentação (Documentation). Esta última parece ideal para o que estou pensando em desenvolver. Não se trata exatamente de uma documentação, mas de algo semelhante. Preciso de uma estrutura organizada, com hierarquia e conexões coerentes entre os temas.
Vai dar um pouco de trabalho, mas será prazeroso iniciar esse projeto. Exigirá muita dedicação e conhecimento técnico, além de experiência, para que tudo funcione como imagino. Ainda assim, acredito que minha maior dificuldade será encontrar o tempo necessário para manter a constância na evolução do projeto. Atualmente, só disponho dos fins de semana para trabalhar nele e, às vezes, nem todos estão disponíveis.
Mais um livro da saga Harry Potter concluído, e o que mais me encanta é como a história se torna cada vez mais envolvente e misteriosa a cada leitura. A cada volume, a vontade de mergulhar no próximo da saga só aumenta.
Neste livro, a história caminha para um desfecho triste, marcado por acontecimentos que eu não esperava. E, sim, acredito ser um dos poucos que ainda não conheciam essa saga. 😅
Após uma semana agitada, nada melhor do que começar o dia com uma corrida revigorante ao ar livre, aproveitando a brisa fresca do parque. Hoje, completei 5,03 km, diminuindo meu tempo. 🏃🏽♂️💨
Currently reading: Harry Potter e o enigma do Príncipe by J.K. Rowling 📚sempre antes de dormir leio alguma coisa, dessa vez continuando a saga de Harry Potter.
Mais um ajuste no meu site feito. Agora, sempre que publico um post, consigo replicá-lo automaticamente nas minhas outras redes sociais, usando o Micro.blog como um hub para essa função. Ainda falta bastante coisa, claro, mas aos poucos o blog vai tomando forma e ficando do jeito que quero.
As ferramentas de IA é tudo que há nos dias atuais. O hype é grande e o seu uso, por muitos, é indiscriminado, mas se pensarmos bem, isso tem uma implicação grande na questão de privacidade de dados. Eu sei que muitos não se importam, mas se pensarmos bem, não seria nada benéfico ter, por exemplo, o histórico de nossas conversas viajando pela web e sendo processada em servidores de terceiros. Eu sei que IA é muito legal, eu também uso e gosto bastante, mas temos que ter bom senso em seu uso.
É impressionante como uma aplicação gráfica do início dos anos 90 continua sendo tão relevante para pesquisadores no mundo todo até hoje. O Grace, um fork do Xmgr, e o qtGrace, ambos voltados para plotagem científica 2D, seguem firmes e fortes no uso diário. E não é por falta de opção moderna: eles oferecem tantos recursos quanto muitas ferramentas atuais que custam uma fortuna.
Mais adiante, pretendo escrever um post mais completo sobre o uso do qtGrace, que é a aplicação que utilizo no dia a dia da minha pesquisa.