sábado, 20 de junho de 2026 →
Sempre gostei muito do Windows, até porque foi o primeiro sistema operacional que usei, lá no final de 1995 — o Windows 95. Mas, atualmente, é o pior SO. Desnecessariamente inchado, com anúncios no menu Iniciar, atualizações forçadas que interrompem o fluxo de trabalho, telemetria pesada por todos os lados, visual pouco polido e que ainda exige cuidados constantes para funcionar bem.
Comparado ao macOS — polido, sem anúncios e com ótima integração — e às distribuições Linux — que oferecem liberdade, eficiência e leveza —, o Windows se tornou o pior entre os sistemas operacionais para computadores. E o pior, não vemos a Microsoft fazer nada para mudar esse cenário.
segunda-feira, 1 de junho de 2026 →
Qual é o problema de as grandes empresas de tecnologia não fornecerem um serviço de WebDAV? Tudo bem que o protocolo é antigo, mas é muito útil para acessar arquivos em servidores remotos como se fossem locais, além de possuir uma conexão facilitada com alguns aplicativos. Agora, estou precisando de mais armazenamento no Zotero e, como ele suporta WebDAV, seria uma ótima solução para mim. Fuçando a internet, encontrei o Koofr, um serviço que eu não conheço, mas vale a pena testar para, pelo menos, usar o WebDAV e armazenar os PDFs do Zotero.
quinta-feira, 21 de maio de 2026 • 1 minuto para ler
A Microsoft está se autossabotando, silenciosamente, com a deterioração do Windows 11 e seus produtos.
Continue lendo →
terça-feira, 24 de março de 2026 • 2 minuto para ler
A reflexão sobre a transição do aprendizado manual para o acesso instantâneo a respostas por meio da tecnologia revela um aumento na produtividade, mas também gera uma pressão e estresse desnecessários em face da velocidade das respostas.
Continue lendo →